fundo parallax

Cânion Fortaleza

3 de maio de 2017
Cavalgada Trilha da Lua Cheia
5 de abril de 2017
Cânion Itaimbezinho
3 de maio de 2017

5 horas de Passeio;
46 km de deslocamento;
7 km de caminhada;
Considerada de nível leve.

Na caminhada da borda conseguimos observar praticamente todas as paredes e fendas do cânion, além de toda morfologia do relevo dos campos de cima da serra, seus ecossistemas e sua fauna. O mirante nos possibilita avistar o litoral, a cidade de Torres, o planalto, a encosta, a planície catarinense, toda a extensão do cânion com seus 7,5 km e suas paredes mais profundas de 900 metros de altura. O cânion Fortaleza é o mais conhecido do Parque Nacional da Serra Geral e também o mais visitado.

Não possui nenhuma infra-estrutura a não ser uma casa onde ficam os guardas que fazem o controle do número de visitantes. De Cambará do Sul até o cânion são 23 km de estrada de chão onde são gastos em torno de 45 minutos a 1 hora para se percorrer.

Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é considerado um dos mais exuberantes da região. Possui 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.240 metros acima do nível do mar. Os seus paredões lembram muralhas. Daí a origem do nome Fortaleza.

As principais trilhas são: a Trilha do Mirante, onde é possível ver a grandiosidade do cânion e, em dias claros, parte do litoral gaúcho; a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto onde despencam as águas do Arroio Segredo; a Pedra do Segredo, um bloco de rocha de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrada numa base de 50 centímetros. Um verdadeiro segredo! Borda Sul - Trilha para observação da extensão total do cânion Fortaleza.

O percurso total da caminhada é 10 km e sua duração varia de 5 a 6 horas. Iniciamos a caminhada pela Pedra do Segredo que é um bloco de rocha de aproximadamente 5 metros de altura que está apoiado em uma base muito pequena em relação ao seu tamanho. Deste ponto conseguimos observar também o início do cânion em meio à “mata nebular”, formação vegetal endêmica da borda dos aparados.

Passamos pela cachoeira do Tigre Preto com seus aproximadamente 250 metros de altura. A partir daí seguimos pela borda do cânion com objetivo de chegar até o ponto chamado de mirante onde ficaremos a 1.112 metros acima do nível do mar.

Trilha Borda Sul - Cânion Fortaleza

8 horas de Passeio;;
46 km de deslocamento;
12 km de caminhada;
Considerada de nível moderado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar com Whatsapp